Nesta actividade laboratorial, obteve-se DNA de um kiwi a partir de alguns processos que nos permitiram chegar ao nosso objectivo.
Para esta actividade laboratorial, foi indispensável o conhecimento da teoria celular, que indica que todos os seres vivos são constituídos por células.
Os princípios, que tomaram papel principal na compreensão da actividade e do seu objectivo, são os seguintes: a célula é a unidade básica estrutural e funcional dos seres vivos; todas as células provêm de células pré-existentes; a célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e hereditariedade dos seres vivos; existem dois tipos de células: procariotas e eucariotas, e estas últimas podem ser animais ou vegetais; todas as células possuem ADN; o kiwi é um ser vivo multicelular constituído por células eucarióticas vegetais; é no núcleo das células do kiwi que se encontram as moléculas do ADN; estas encontram-se unidas a proteínas específicas, formando a cromatina; a técnica da extracção do DNA consta fundamentalmente em duas etapas: ruptura das membranas celulares (o detergente da louça, como o solvente de gorduras, destruirão a membrana plasmática formando fosfolípidos) e separação da cromatina dos restantes componentes celulares. O cloreto de sódio tem a função de manter a estabilidade iónica da solução.
Juntamente com os princípios, é necessário ter conhecimento do significado de alguns conceitos. Tais conceitos são: DNA, fosfolípidos, célula, proteínas, membrana celular, organelos celulares, trituração, filtração, medição, kiwi, cromatina, célula eucariótica e núcleo.
Após se seguir o procedimento experimental, conseguiu-se obter o DNA do kiwi num tubo de ensaio. Este parecia-se com um novelo de lã suspenso em álcool. Utilizou-se o álcool como substância para se obter o filamento em suspensão pois a molécula de DNA não é solúvel neste composto. Obteve-se 2 filamentos de DNA em 2 tubos de ensaios diferentes a partir de um preparado de kiwi que se fez. Com um dos tubos de ensaio, colocou-se um corante para que houvesse uma melhor distinção do novelo de DNA suspenso na solução.
No fim da actividade, os objectivos da actividade foram concluídos, a questão-foco foi respondida (“Como extrair e visualizar as moléculas de DNA”) e o problema ficou resolvido, sendo a actividade realizada e concluída com sucesso.
Origem (imagem): http://4.bp.blogspot.com/_yY9w3boJ5h0/Sr0g7fRPNYI/AAAAAAAAACU/OJoWhuVtAwo/s320/Foto0128%5B2%5D.jpg
Por: Fábio Costa
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