sábado, 22 de maio de 2010

[NOTÍCIA] Cientistas anunciam criação de genoma artificial

  Em anúncio nesta quinta-feira, cientistas do Instituto John Craig Venter (IJCV) conseguiram criar um genoma sintético, a primeira célula de bactéria sintética auto-replicante. O estudo, publicado na revistaScience, representa um marco na Biologia e pode resolver problemas ambientais e energéticos, como os biocombustivéis e a criação rápida de vacinas.
  Há quinze anos os cientistas tem se dedicado na tentativa de criar um genoma sintético. Em 2003, o grupo de cientista do IJCV conseguiu sintetizar com sucesso um genoma de vírus pequeno que infecta bactéria. Em 2008, eles eram capazes de sintetizar um genoma pequeno de bactéria, mas não conseguiram ativa-lo na célula.
  Agora, a equipe de 23 cientistas dirigada por Dr.Craig Venter, que participou do sequenciamento do genoma humano, Hamilton Smith e Clyde Hutchison alcançou o passo final na criação de uma bactéria sintética, sintetizando 1,08 milhão de pares de base do genoma de Mycoplasma mycoides.

Fonte: http://biologias.com/noticias/701/Cientistas-anunciam-criacao-de-genoma-artificial (notícia) / http://www.dhnet.org.br/direitos/direitosglobais/images/dec_genoma.jpg (imagem)
  
  Reflexão
  É através dos avanços da tecnologia e do conhecimento sobre a genética que chegamos ao actual ponto, ao ponto de criar um genoma artificialmente. Não foi há muito tempo que Darwin apresentou a sua teoria da Selecção Natural, desconhecendo completamente a existência da genética, e agora deparamo-nos com a criação de um novo genoma. É um avanço realmente surpreendente na ciência que será deveras importante para a resolução de vários problemas que estão citados na notícia, “ambientais e energénicos, como os biocombistiveis e a criação de vacinas”.
  Mais uma vez, um pequeno passo para o Homem mas um grande passo para a Humanidade!

Por: Fábio Costa