Moises Mallo é investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência e um dos autores do estudo.
Os genes Hox, que são responsáveis pela identidade de cada vértebra ainda na fase embrionária de um animal vertebrado, determinam também o número de vértebras.
Esta conclusão é do grupo de investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e das Universidades de Utrecht, Estrasburgo e Leicester, que levaram a cabo um estudo agora publicado na revista «Developmental Cell».
Os animais vertebrados têm em comum um esqueleto segmentado, constituído por vértebras. Durante o desenvolvimento embrionário, cada segmento é formado sequencialmente, da cabeça para a cauda.
Os primeiros segmentos dão origem às vértebras do pescoço, os seguintes às vértebras torácicas donde partem as costelas, e os últimos dão origem às vértebras localizadas na região lombar e na cauda.
Durante este processo é fundamental que cada segmento se transforme na vértebra correcta, e que o número de vértebras e, consequentemente, o tamanho da coluna, sejam precisamente controlados.
Já se sabia que a identidade de cada vértebra é determinada pela activação dos genes Hox. Agora, a investigação mostra que além de definir a identidade das vértebras, os genes Hox também determinam quantas vértebras se formam.
As vértebras formam-se a partir de estruturas precursoras chamadas sómitos, existentes no embrião. À medida que o embrião se desenvolve, vão-se formando sómitos na extremidade da cauda.
Quanto mais sómitos se formarem, mais vértebras o animal terá. Dos muitos genes envolvidos neste processo, a família Cdx desempenha um papel central. Em experiências verificou-se que os ratinhos nos quais o gene Cdx está inactivo têm colunas encurtadas e não têm cauda.
Moises Mallo, Investigador do IGC e um dos autores deste estudo, explica: “Sabíamos que alguns genes Hox não são activados quando os genes Cdx estão desligados, mas sempre se pensou que seria um mecanismo de assegurar que eventuais novos sómitos adquirissem a identidade certa (regulada pelos genes Hox)”.

Mallo esclarece que as observações “foram feitas na extremidade próxima da cauda”. Os investigadores acreditam que “os mesmos mecanismos estejam a actuar também na determinação do número de segmentos próximos da cabeça”.
Origem: 2009-10-27, http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=36278&op=all#cont
Reflexão:
Descoberto o gene que é responsável pelo número de vértebras. Este tal gene é o “gene Hox” que também é responsável pela identidade de cada vértebra ainda na fase embrionária de um animal vertebrado. Porém a família dos genes “Cdx” também desempenha um papel fundamental ( os genes Hox só estão activados se os genes Cdx estiverem activos).
Penso que a noticia está muito bem elaborada e de perceptível entendimento para toda a comunidade. É explicado tudo o que é necessário para entender esta nova descoberta.
Por: Ana Pires
Sem comentários:
Enviar um comentário