sexta-feira, 19 de março de 2010

[NOTÍCIA] Caatinga teve 16,57 mil km² desmatados em seis anos

  Brasília - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou hoje (2) que de 2002 a 2008 foram desmatados 16.576 quilômetros quadrados na Caatinga, o que equivale a 2% do bioma no país. A área de Caatinga, mapeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é de 826.411,23 quilômetros quadrados. Desses, 45,39% não existem mais.
  Para o ministro, o número é muito alto. "Podemos dizer que equivale proporcionalmente à área desmatada na Amazônia se considerarmos que a Amazônia é cinco vezes maior que a Caatinga".
  Os estados que mais desmataram foram a Bahia e o Ceará. Juntos, eles desmataram quase 9 mil quilômetros quadrados em seis anos.

 Fonte: Lisiane Wandscheer, http://www.agenciabrasil.gov.br/?q=node/1147 (original brasileiro)
  
  Reflexão:
  Actualmente, a humanidade enfrenta uma grande dificuldade que apenas a natureza consegue resolver: eliminar o CO2 da atmosfera. E como é que a natureza resolve?
   Como já aprendemos, na fotossíntese, a planta absorve CO2 e emite O2. Apenas as plantas (e o recente animal descoberto) conseguem fazer a fotossíntese e, portanto, todos os seres à face da terra necessitam de oxigénio (plantas incluídas, durante o período em que falta luz). Portanto, sem O2 não há vida na terra.
  Esta notícia é uma decepção para todos, pois nesta floresta está a ser destruída parte das árvores da terra, parte dos "pulmões" da terra.
  Deve-se combater este tipo de atitudes e aplicar medidas para que tais atitudes não sejam tomadas.

Por: Fábio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário