Cientistas europeus criaram uma espécie de manto tridimensional capaz de esconder objectos por meio da emissão de ondas de luz.
A "magia" de Harry Potter pode estar próxima de se tornar realidade. Cientistas europeus criaram uma espécie de manto tridimensional capaz de esconder objectos por meio da emissão de ondas de luz, o que pode significar que em pouco tempo será possível tornar objectos "invisíveis".
Para o estudo, cientistas do German Karlsruhe Institute e do Imperial College London usaram um manto feito de cristais capazes de modificar o deslocamento da luz visível. Os cientistas usaram o manto para esconder uma pequena saliência numa superfície de ouro e a operação funcionou como se um pequeno objecto fosse escondido sob um tapete. No entanto, nesse caso, o tapete também desapareceu.
"Por agora, estes dispositivos são uma comprovação do que as transformações ópticas são capazes", disse Tolga Ergin, coordenador do estudo. "Isto é muito animador, porque a espécie humana sempre desejou ser invísivel, ou usar mantos de invisibilidade", acrescentou.
Ergin destaca, porém, que ainda serão necessários anos de pesquisa. "É difícil saber o que o futuro reserva, mas o caminho definitivamente está definido e as possibilidades são muitas", finalizou o pesquisador.
O estudo foi publicado na revista especializada Science.
Fonte: http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=55850
Reflexão
Não foi há muito tempo que se falou na hipótese de criar um manto de invisibilidade, criando expectativa pelo filme "Harry Potter". Nunca se considerou a ideia como podendo vir, algum dia, ver a ser realidade mas agora, cerca de 10 anos após a saída do filme, os cientistas conseguiram fazer um protótipo do que poderá vir a ser, no futuro, uma "engenhoca" muito poderosa no combate, por exemplo, à criminalidade.
É um desenvolvimento fantástico, e deixo já os meus sinceros parabéns aos criadores deste protótipo, pois de facto merecem.
Por: Fábio Costa
O que até agora seria ''impossivel'' poderá vir a ser realidade, esse manto será uma inovação para o Mundo de hoje.
ResponderEliminarPor Miguel Coelho